O método brainstorming
De autoria de
Alex Osborn, foi, e é, por este e por seus seguidores, muito utilizada nos
Estados Unidos da América, principalmente em áreas de relações humanas,
publicidade e
propaganda.
Dentre diversos outros métodos, a técnica de brainstorming propõe que um grupo de pessoas - de uma até dez pessoas - se reunam e se utilizem das diferenças em seus pensamentos e idéias para que possam chegar a um denominador comum eficaz e com qualidade, gerando assim idéias inovadoras que levem o projeto adiante.
É preferível que as pessoas que se envolvam nesse método sejam de setores e competências diferentes, pois suas experiências diversas podem colaborar com a "tempestade de idéias" que se forma ao longo do processo de sugestões e discussões. Nenhuma idéia é descartada ou julgada como errada ou absurda. Todas as idéias são ouvidas e trazidas até o processo de
brainwrite, que constitue-se na compilação ou anotação de todas as idéias ocorridas no processo de brainstorming, em uma reunião com alguns participantes da sessão de brainstorming, e assim evoluindo as idéias até a chegada da solução efetiva.
Quando se necessita de respostas rápidas a questões relativamente simples, o brainstorming é uma das técnicas mais populares e eficazes. Muito embora, esta técnica tenha sido difundida e inserida em diversas outras áreas tais como,
educação,
negócios,
informática,
Internet e outras situações mais técnicas.
Introdução
A técnica de brainstorming tem várias aplicações, mas é freqüentemente usada em:
Desenvolvimento de novos produtos - obter idéias para novos produtos e efetuar melhoramentos aos produtos existentes.
Publicidade - desenvolver idéias para campanhas de
publicidade.
Resolução de problemas - consequências, soluções alternativas, análise de impacto, avaliação.
Gestão de processos - encontrar formas de melhorar os processos comerciais e de
produção.
Gestão de projetos - identificar objetivos dos clientes, riscos, entregas, pacotes de
trabalho,
recursos, tarefas e responsabilidades.
Formação de equipes - geração de partilha e discussão de idéias enquanto se estimulam os participantes a raciocinar.
Há 3 principais partes no brainstorming:
Encontrar os fatos,
Geração da idéia,
Encontrar a
solução.
Da busca dos fatos na resolução de um
problema existem duas sub partes:
Definição do
problema,
Preparação.
Inicialmente, define-se o problema. Poderá ser necessário subdividir o problema em várias partes. A técnica de Brainstorming funciona para problemas que têm muitas soluções possíveis tal como a geração de idéias para o seu
desenho.
Depois é necessário colher toda a informação que pode relacionar-se com o
problema.
Geração de idéias por brainstorming.
Busca da
solução. Avaliar e seleccionar as melhores idéias.
Princípios e Regras
O brainstorming clássico é baseado em dois princípios e quatro regras básicas:
Princípios
Os dois princípios são:
Atraso do
julgamentoCriatividade em quantidade e qualidade
A maioria das más idéias são inicialmente boas idéias. Atrasando ou adiando o
julgamento, é dada a
hipótese de se gerarem muitas idéias antes de se decidir por uma.
De acordo com
Osborn, o humano é capaz tanto do
julgamento como da criatividade. Embora, a maioria da
educação nos ensine apenas a usar o
julgamento. Nós apressamos o
julgamento. Quando praticamos o atraso do
julgamento, permitimo-nos a nós próprios usar a nossa mente criativa para gerar idéias sem as julgar. Primeiro, não parece natural, mas depois tem as suas recompensas.
Quando geramos idéias, é necessário ignorar as considerações à importância da idéia, à sua usabilidade, à sua praticabilidade. Neste patamar, todas as idéias são iguais. É necessário atrasar o
julgamento enquanto ainda não se terminou a geração das idéias.
O segundo
princípio é relativo à quantidade e qualidade da criatividade. Quanto mais idéias forem geradas, será mais provável encontrar uma boa idéia. A técnica de brainstorming tira vantagem de associações que se desenvolvem quando se consideram muitas idéias. Uma idéia pode levar a uma outra. Idéias más podem levar a boas idéias.
Por vezes, não conseguimos pensar num
problema enquanto não houver algumas respostas. Brainstorming dá-nos a
hipótese de pôr as idéias que passam pela
cabeça no papel, de maneira a conseguir obter as melhores delas.
Usualmente, as linhas de
guia que se seguem são chamadas de regras. Devem ser seguidas como regras, embora sejam apenas linhas de guia ou de direcção.
Regras
As quatro principais regras do brainstorming são:
Críticas são rejeitadas: Esta é provavelmente a
regra mais importante. A não ser que a avaliação seja evitada, o princípio do
julgamento não pode operar. A falha do grupo ao cumprir esta
regra é a
razão mais crítica para que o sessão de brainstorming não resulte. Esta regra é aquela que primariamente diferencia um brainstorming clássico dos métodos de conferência tradicionais.
Criatividade é bem-vinda: Esta regra é utilizada para encorajar os participantes a sugerir qualquer idéia que lhe venha à mente, sem
preconceitos e sem medo que isso o vá avaliar imediatamente. As idéias mais desejáveis são aquelas que inicialmente parecem ser sem domínio e muito longe do que poderá ser uma
solução. É necessário deixar as inibições para trás enquanto se geram idéias. Quando se segue esta regra, cria-se automaticamente um clima de brainstorming apropriado. Isso aumenta também o número de idéias geradas.
Quantidade é necessária: Quanto mais idéias forem geradas, mais
hipóteses há de encontrar uma boa idéia. Quantidade gera qualidade.
Combinação e aperfeiçoamento são necessários: O objetivo desta regra é encorajar a geração de idéias adicionais para a construção e reconstrução sobre as idéias dos outros.
Linhas de Direção
Embora, universalmente não haja linhas de direção aceitas universalmente para passos especficos a implementar numa sessão de brainstorming, as seguintes atividades principais são bastante típicas:
Desenvolver um enunciado para o
problema.
Selecionar um
grupo de 6 a 12 participantes.
Enviar uma nota aos participantes falando-lhes acerca do
problema. Deverá ser incluído o enunciado do
problema, o contexto, bem como algumas soluções e outras coisas que se revelem úteis para o caso.
Começar por escrever o
problema num quadro visível a todos os elementos pertencentes ao
grupo.
Falar, novamente, sobre as 4 regras principais do brainstorming.
Requisitar novas idéias aos participantes pela ordem pela qual estes levantam a sua
mão. Apenas uma idéia deve ser sugerida em cada momento.
Ter um
gravador, ou uma secretária de maneira a que se possa escrever e tomar nota das idéias.
A sessão deve durar cerca de 30 minutos. Não se deve durar quatro horas!
Seleccionar um
grupo para avaliação de três a cinco pessoas.
Fornecer ao grupo a lista de idéias e dizer-lhes que sugiram e selecionem as melhores idéias.
Fornecer ao grupo original um relatório com as idéias selecionadas pelo grupo de avaliação e requisitar a submissão de quaisquer idéias adicionais estimulada pela lista.
Dar a lista final de idéias à pessoa ou grupo de trabalho do projecto.
Composição do grupo
A maioria dos grupos de brainstorming são constituídos por três elementos:
O
líder.
Os membros.
Um secretário.
Devem ser escolhidas pessoas que tenham alguma experiência com o
problema em causa. É necessário não misturar os chefes com os trabalhadores. Devem escolher-se pessoas que estejam no mesmo patamar da
hierarquia na organização. A maioria das pessoas não se consegue libertar nem ser suficientemente criativo diante do seu
chefe.
O líder de grupo deve ser familiar com o processo de brainstorming e ter facilidade em manter-se relaxado, e numa
atmosfera descontraída.
O secretário deve ter facilidade na
escrita rápida. Este vai ter que tomar nota de uma numerosa
lista de idéias que vão ser geradas. As idéias não têm, necessariamente, de ser escritas exatamente da mesma forma que são ditas. O nome da pessoa que sugere as idéias não deve ser anotado, já que o anonimato encoraja a
liberdade de
expressão.
Brainstorming é uma boa forma de pensar e um bom
caminho a seguir para a criação de um novo slogan para um produto, ou para um novo tema para uma campanha.Esta é uma boa forma de pensar e de encontrar idéias para uma história de um
jornal ou para uma coluna de uma
revista.
Deve utilizar-se esta técnica para
problemas que tenham um final em aberto.Como em todas as técnicas criativas, o
problema deve ser descrito em termos específicos para que idéias específicas possam ser geradas. Generalidades, mesmo as mais brilhantes, são raramente as soluções mais criativas.
Um problema de brainstorming deverá ter um grande número de possíveis soluções. A resposta nunca é demasiado restrita.
Avaliação do Grupo
Enquanto um grupo típico de brainstorming deverá conter desde seis a doze pessoas, o grupo de avaliação deve conter, exatamente três, cinco ou sete pessoas. Usando um número
ímpar eliminam-se as possibilidades de empate quando é efetuada a votação das possíveis soluções.
Esta situação também ajuda quando é procurado um consenso ao invés da votação.
A composição dos
membros desse
grupo pode variar. Poderá consistir em pessoas que faziam parte do grupo de geração de idéias, ou na combinação de pessoas deste grupo com pessoas externas, ou de um grupo completamente novo de indivíduos.
Utilizar as mesmas pessoas poderá ter a vantagem de assegurar a familiaridade com o
problema, enquanto o uso de um grupo de pessoas externas ao grupo original pode ter o benefício da maior objetividade.
A tarefa do
grupo de avaliação é a de avaliar todas as idéias e selecionar as melhores para uma possível implementação ou
estudo adicional. Depois do líder do grupo receber a
lista de idéias do secretário, as idéias devem ser editadas em seguida, deve-se certificar e verificar que elas estão descritas claramente e estão concisas. As idéias devem ser organizadas segundo categorias
lógicas (usualmente, estas categorias vão de cinco a dez) e apresentadas ao grupo de avaliação para revisão. É possível tornar este
processo mais fácil e prático utilizando uma checklist organizada segundo determinados critérios como a simplicidade das idéias, menos custosas em termos de
tempo e
capital, e outros termos similares. O grupo de avaliação deve verificar as melhores idéias de forma a sujeitá-las a testes práticos.
Brainstorming Individual
A técnica de brainstorming é a clássica
técnica criativa de um grupo. De qualquer forma, muitas pessoas adaptaram o brainstorming e usam-no como uma técnica criativa individual.
Isto significa que é sempre possível realizar uma sessão de brainstorming a qualquer altura - e quantas vezes for necessário - sem
dinheiro, tempo dispendido a organizar um grupo de pessoas. De fato, muitos indivíduos podem encontrar mais criatividade sozinhos do que fazendo parte de um tradicional grupo de brainstorming. Aliás, a liberdade de estar sempre disponível para um brainstorming individual é incrivelmente fácil de atingir.
Condições em que pode ser necessária a realização de um brainstorming individual
Trabalha-se sem
cooperação, sozinho.
Trabalha-se sem
cooperação, e
emprego por conta própria.
Não há disponibilidade para uma sessão em grupo.
As pessoas que o rodeiam não gostam de sessões de brainstorming.
As pessoas que o rodeiam não seguem as regras do brainstorming.
É demasiado dispendioso e caro para si a realização de uma sessão.
O problema é demasiado pequeno para justificar a reunião de um grande conjunto de pessoas.
Quando se utiliza o brainstorming individual, pode ser de grande ajuda o uso de
mapas mentais ou semanticmaps para organizar e desenvolver as idéias.
Brainstorming na educação
A
técnica de brainstorming não é uma atividade exclusiva de um ambiente empresarial: pelo contrário, na
escola pode ser uma técnica muito importante na
educação dos
estudantes. Este grande ou pequeno
grupo de atividade encoraja as
crianças a manterem-se focados num tópico e contribuir para uma fluidez de idéias em liberdade.
O
professor pode começar por propôr uma
questão ou
problema, ou introduzindo um tópico. Os estudantes, depois expressam e divulgam as possíveis respostas e soluções, palavras, expressões ou idéias relevantes.
A contribuição é aceita sem críticas ou
julgamento. Inicialmente, alguns estudantes podem mostrar-se relutantes em falar e revelar as suas idéias no grupo formado, mas o brainstorming é uma atividade de partilha que encoraja os alunos a participar.
Expressando idéias e ouvindo o que é dito pelos outros, os estudantes podem ajustar o seu conhecimento e compreensão anterior, acomodando a nova informação aumentando os seus níveis de atenção.
Os
professores ou
educadores devem enfatizar a importância de ouvir ativamente os outros participantes durante esta sessão. Os estudantes devem ser encorajados a ouvir com atenção, e educadamente a contribuição dos seus colegas de classe, dizendo aos professores que não o conseguem ouvir perfeitamente e pensando em diferentes sugestões e respostas a compartilhar.