OBJETIVO DO BLOG!!!

Blog dedicado a discutir questões sobre Qualidade! Como atender aos requisitos do cliente? Como possuir uma empresa alinhada com a GESTÃO PELA QUALIDADE? Questões da atualidade...
Deixem seus comentários sobre todos esses tópicos!



domingo, 9 de novembro de 2008

Matriz de Priorização

A Matriz de Priorização é uma das Ferramentas Gerenciais da Qualidade, e aplica-se na priorização ou sequenciamento de itens com base em um ou mais critérios.
A Matriz de Priorização é uma particularização do Diagrama de Matriz, com apenas dois grupos: o grupo a ser sequenciado e o grupo de critérios. Veja a Figura 1:


Tem grande aplicação como suporte a decisões, principalmente quando:
· há diversos critérios a considerar, tornando a análise complexa.
· há quantidade grande de itens a serem classificados/selecionados.
· as diferenças entre os itens são pequenas ou sutis, tornando a decisão difícil.

Para obtermos bons resultados com a Matriz de Priorização, é fundamental definirmos bons critérios, que:
· sejam significativos em relação ao problema
· possam ser associados a uma escala de medida.

Quando há diversos critérios, pode ser interessante definir quais são mais importantes. Nesse caso, podemos estabelecer um peso para cada critério. Veja a seguir:


Em linhas gerais, os passos para construção de uma Matriz de Priorização são os mesmos usados para o Diagrama de Matriz. Ainda assim, apresentamos a seguir uma recomendação de passos:

1. Definir o tema a ser tratado com o uso da Matriz de Priorização.
2. Formar uma equipe para trabalhar no problema.
3. Definir quais são os grupos de itens que serão priorizados.
4. Definir quais critérios são mais apropriados para a avaliação e priorização. A seguir, algumas abordagens para identificar tais critérios:
· analise o tema e os objetivos de seu estudo
· avalie os benefícios e limitações do critérios
· avalie a viabilidade (custos, prazo, disponibilidade de informações)
Tenha em mente que um bom critério é aquele que é obtido de forma simples, a partir de dados disponíveis e objetivos, e que reflita (declare) exatamente a realidade.

5. Estabelecer o peso apropriado a cada critério (caso você opte por ponderar sua análise), que definirá seu grau de importância. Atenção para alguns detalhes:
· cada critério deve respeitar uma escala que seja coerente (0 a 10; fraco até forte etc)
· critérios favoráveis devem somar, portanto devem ser positivos
· critérios desfavoráveis devem subtrair, portanto devem ser negativos.
· cuide para que o resultado final (totalização ou combinação dos critérios) seja coerente.

6. Revisar os critérios e pesos, verificando se estão consistentes; procure utilizar um número reduzido de critérios realmente importantes; critérios em excesso apenas dificultam a análise, sem favorecer a classificação/seleção.
7. Construir a Matriz de Priorização, com a lista de itens a serem classificados, com os critérios que serão utilizados e seus respectivos pesos.
8. Avaliar cada item contra cada critério. Escolha a sequência que for mais conveniente (todos os critérios para cada item ou todos itens para cada critério); utilize o método que considerar mais apropriado (NGT, brainstorming, votação etc).
9. Aplicar as ponderações (pesos), multiplicando o valor pelo peso, resultando no valor ponderado.Totalize cada item.
10. Comparar as totalizações de cada item; reordene a lista de itens segundo as totalizações; assim, você terá definido sua escala de prioridades.
11. Utilize os resultados da priorização nas decisões sobre o seu estudo ou problema.Como de facilitar a comunicação e a compreensão, você pode colocar os resultados no formato de um Diagrama de Pareto (barras ou pizza).

Nenhum comentário: