A Estrela da Qualidade precisa ter suas 6 pontas (requisitos) devidamente acesas (atendidos), para que o cliente possa ter sua plena satisfação na aquisição de um produto ou serviço, a saber:
QUALIDADE INTRINSECA: qualquer bem precisa espelhar ao cliente, ser de qualidade, isto é, que seus atributos, possam ser aprovados por ele, numa escala de valores;
PREÇO/CUSTO: de nada adianta querer um bem que seja inacessível em termos monetários, independentemente se está de acordo ou não com o valor do mercado;
ATENDIMENTO/PRAZO: Não só na esfera empresarial com o JIT (JUST IN TIME), o tempo deve ser bem dimensionado, mas também pessoal ou individualmente se torna a primeira manifestação da educação e do relacionamento prestimoso en quaisquer contatos.
SEGURANÇA: É a confiabilidade que se tem que o produto/serviço irá cumprir devidamente com seu objetivo, sem trazer nenhum tipo de deformação ou prejuízo do usuário.
Moral: Auto-estima elevada produz um ambiente de trabalho sadio, que irradia idoneidade e comprometimento naquilo que se faz ou vende. Não existe sucesso em uma equipe de moral baixo ou com pessoas deprimidas.
Marca: É o status do produto ou serviço, que muitas vezes reflete uma tradição de mercado ou sintetiza todos os outros itens acima. Por essas razões, a marca hoje é um "fashion" procurado, como pode apresentar um forte ativo patrimonial.
Textto retirado do livro: Mudanças Organizacionais: Técnicas e Métodos para a Inovação
Autor: Marcio Bambirra
Um comentário:
Este artigo é bem interessante, pois resume quisitos básicos a serem observados em todos os setores empresariais para se alcançar a qualidade de seus produtos/serviços.
Juliana Costa
Aluna do curso Sistema de Informações, da Faculdade Newton Paiva.
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