OBJETIVO DO BLOG!!!

Blog dedicado a discutir questões sobre Qualidade! Como atender aos requisitos do cliente? Como possuir uma empresa alinhada com a GESTÃO PELA QUALIDADE? Questões da atualidade...
Deixem seus comentários sobre todos esses tópicos!



segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Planejamento Estratégico x Gestão Estratégica

O Planejamento estratégico é um processo gerencial que diz respeito à formulação de objetivos para a seleção de programas de ação e para sua execução, levando em conta as condições internas e externas à empresa e sua evolução esperada. Também considera premissas básicas que a empresa deve respeitar para que todo o processo tenha coerência e sustentação.
O estabelecimento de um planejamento estratégico de marketing envolve cinco atividades:
Definição da missão corporativa.
Análise da situação.
Formulação de objetivos.
Formulação de estratégias.
Implementação, Feedback e controle.
No global a Gestão estratégica é uma tematica interligada a várias áreas da Gestão e indispensavel para uma organização.
Gestão estratégica de empresas (ou em Strategic Enterprise Management - SEM - em inglês) é um termo que se refere às técnicas de gestão, avaliação e ao conjunto de ferramentas respectivas (como software) concebidas para ajudar empresas na tomada de decisões estratégicas de alto nível.
Estratégia é a definição de como recursos serão alocados para se atingir determinado objetivo. Usada originalmente na área militar, esta palavra hoje é bastante usada na área de negócios.
A palavra vem do grego antigo stratègós (de stratos, "exército", e "ago", "liderança" ou "comando" tendo significado inicialmente "a arte do general") e designava o comandante militar, à época de democracia ateniense. O idioma grego apresenta diversas variações, como strategicós, ou próprio do general chefe; stratégema, ou estratagema, ardil de guerra; stratiá, ou expedição militar; stráutema, ou exército em campanha; stratégion, ou tenda do general, dentre outras


http://www.planestrategico.com.br/index.php?lingua=1&pagina=salamacha

Por que implementar o planejamento estratégico na minha empresa?

Por que implementar o planejamento estratégico na minha empresa?
O tema estratégia, quando devidamente compreendido pelo gestor, costuma se tornar uma paixão sem limites. Primeiro, porque a concepção estratégica força o profissional a se questionar constantemente sobre qual é o seu verdadeiro papel na empresa.
O olhar estratégico faz com que um gestor passe a gerenciar melhor os problemas do dia-a-dia porque o seu foco muda de “discutir os problemas” para um questionamento sobre “como transformar os problemas que surgiram em oportunidades para a empresa?”.
Outro fator relevante é que o gestor se obriga a definir claramente o motivo para a empresa existir, em que pontos ela não pode se descuidar para manter o sucesso, qual a direção que a organização deseja seguir, entre outros aspectos.
Mais do que comunicar estas informações para os colaboradores, o planejamento estratégico esclarece estes pontos para o próprio gestor.
Parece brincadeira, mas cada vez que um empresário participa de um processo de concepção estratégica, ele acaba tendo que decidir suas incertezas, o que acaba beneficiando a empresa como um todo. Outro fator importante é saber diferenciar as fases em que o gestor está.
Concepção estratégica ou raciocínio estratégico é o exercício de lançar um olhar diferenciado sobre uma situação comum. É tentar enxergar o que os outros não vêem. E o resultado desta concepção deve ser formalizado através de um planejamento estratégico. Nele, mais importante que metas academicamente perfeitas é preciso que estejam ações que efetivamente possam ser realizadas pela empresa.
Quando o assunto é estratégia, os resultados que se deseja ter no futuro começam a ser construídos com atitudes concretas no presente. Lembre-se: se a competência da sua empresa é uma arma poderosa, o planejamento estratégico é a mira que racionalizar os recursos e potencializar o resultado. (Luciano Salamacha)
(Voltar)
Que cuidados tomar na elaboração de um planejamento estratégico?
O planejamento estratégico não pode se transformar apenas na formalização de metas que sucedem ano após ano.
Algo como “transcreva para o ano que vem tudo aquilo que este ano não conseguimos executar”.
Conceber a estratégia de uma empresa é bem mais que isso. É questionar se a finalidade da empresa deve continuar sendo a mesma, se o foco nos mercados onde atua deve ser alterado ou permanecer como está e, principalmente, o que ela deve fazer hoje para conseguir conquistar o que deseja no futuro.
É preciso que os gestores passem a utilizar o momento da concepção estratégica da empresa como um instrumento de reflexão e de transformação.
Para conseguir isto, há duas tarefas básicas a se cumprir. A primeira é uma análise do ambiente onde a empresa atua.
Isso significa observar como os concorrentes vem se comportando, como as políticas do governo estão influenciando o seu mercado, como os fornecedores se posicionam, quais os novos comportamentos que os clientes tendem a apresentar, entre outros.
A síntese desta análise é identificar as oportunidades que sua empresa pode explorar e as ameaças ou problemas que poderão colocar em risco o seu negócio.
Além deste enforque que é denominado de análise ambiental externa, é preciso que o gestor identifique claramente quais os pontos em que sua empresa apresenta um desempenho melhor que os concorrentes, ou seja, os pontos fortes da empresa.
Para estabelecer um importante contraponto, a empresa deve identificar também quais são suas fraquezas, ou seja, quais são os aspectos em que a empresa pode ser facilmente superada pelos concorrentes.
Para quem já utiliza o planejamento estratégico esses conceitos são considerados extremamente básicos.
Porém, infelizmente, entre conhecer e utilizar corretamente estes conceitos há uma considerável diferença.Luciano Salamacha

Síntese

Porque implantar o planejamento estratégico na minha empresa?

1º - Forçar ao profissional a se questionar sobre o seu papel fundamental na empresa.

2 º - Gestor gerencia melhor os problemas do dia- a dia.

3 º - Transforma os problemas em oportunidades para a organização.

4 º - Obriga o gestor a definir claramente o motivo para a empresa existir.

5º - Define para o gestor a fase onde ele está.

6º - É o exercício de lançar um olhar diferenciado, sobre uma situação comum.
É tentar enxergar o que os outros não vêem.
O resultado desta concepção deve ser formalizado através do planejamento estratégico, nele o mais importante que metas acadêmicas, é preciso que estejam ações contidas, que possam ser realizadas pela empresa.

7 º - Planejamento estratégico é a mira que busca racionalizar recursos e potencializar resultados.

Que cuidados tomar na elaboração de um planejamento estratégico?

1° - Não se transformar na formalização de metas que sucedem ano após ano.

2º - Analisar se o foco nos mercados onde atua deve ser alterado ou permanecer como está.

3º - Questionar se a finalidade da empresa deve ser sempre a mesma.

4º - O que ela deve fazer hoje para conseguir conquistar o que deseja no futuro.

5º - Análise do ambiente externo e interno.