CUSTO DA QUALIDADE
· Dinheiro despendido na obtenção e manutenção de um determinado nível de qualidade.
· É um controle de custo separado, orientado para o produto ou serviço, que resume em um único relatório informações não disponíveis que podem estar dispersas em outros documentos.
Categorias ou Classificações
Para facilitar a análise e o controle, os custos da qualidade são distribuídos em 4 categorias:
A. Custos de Prevenção
· custos de qualquer ação para investigar, prevenir ou reduzir defeitos.
· incluem os custos de planejamento da qualidade e os associados com a prevenção de defeitos.
B. Custos de Avaliação
· custos para medir a qualidade atingida.
· incluem os custos decorrentes da medição e avaliação direta da qualidade do produto de modo a manter o nível de qualidade estabelecido.
C. Custos de Falhas Internas
· custos originados, na empresa, pelas falhas em atingir a qualidade especificada.
· incluem os custos de materiais e produtos defeituosos que não atendem as especificações da qualidade.
· custos internos de “falhas previstas”.
· custos internos de “falhas não previstas”.
D. Custos de Falhas Externas
· custos originados, fora da empresa, pelas falhas em atingir a qualidade, após a expedição do produto.
· incluem os custos decorrentes de um produto ter chegado defeituoso ao cliente.
· Dinheiro despendido na obtenção e manutenção de um determinado nível de qualidade.
· É um controle de custo separado, orientado para o produto ou serviço, que resume em um único relatório informações não disponíveis que podem estar dispersas em outros documentos.
Categorias ou Classificações
Para facilitar a análise e o controle, os custos da qualidade são distribuídos em 4 categorias:
A. Custos de Prevenção
· custos de qualquer ação para investigar, prevenir ou reduzir defeitos.
· incluem os custos de planejamento da qualidade e os associados com a prevenção de defeitos.
B. Custos de Avaliação
· custos para medir a qualidade atingida.
· incluem os custos decorrentes da medição e avaliação direta da qualidade do produto de modo a manter o nível de qualidade estabelecido.
C. Custos de Falhas Internas
· custos originados, na empresa, pelas falhas em atingir a qualidade especificada.
· incluem os custos de materiais e produtos defeituosos que não atendem as especificações da qualidade.
· custos internos de “falhas previstas”.
· custos internos de “falhas não previstas”.
D. Custos de Falhas Externas
· custos originados, fora da empresa, pelas falhas em atingir a qualidade, após a expedição do produto.
· incluem os custos decorrentes de um produto ter chegado defeituoso ao cliente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário