O objetivo de um relatório é apresentar os resultados de um trabalho de medida, inspeção ou acompanhamento de uma determinada tarefa. O relatório deve ser claro o suficiente para quem o estiver lendo, de modo que, se o leitor se propuser a desenvolver as atividades relatadas, não encontrará dificuldades em repetir ou constatar os resultados encontrados no corpo do relatório.
As partes constituintes obrigatórias de um relatório são:
* Campo de identificação
Nome, Turma, Título da experiência e data.
* Objetivos do experimento
Verbos colocados no infinitivo. Exemplo: medir, investigar, etc.
Descriminação dos objetivos da aula, teoria X prática;
Caso tenha vários objetivos, descriminar cada um separadamente.
* Introdução
Breve relato da teoria ou princípio aplicável na experiência.
Resumo da teoria relativa ao assunto da aula, baseado nas informações passadas pelo instrutor ou guia de aula prática, resumo.
* Cálculos
Cálculos solicitados nos Guias de práticas (valores teóricos).
Devem ser feitos antes da realização da prática.
Erros de medida ou algum valor que se justificará necessário na conclusão.
* Material, equipamentos e instrumentos
Material necessário ao desenvolvimento da experiência
Esquema da prática com utilização e ligação correta dos instrumentos.
* Procedimentos
Parte operacional do relatório.
Descritivo das atividades realizadas.
Verbos na primeira pessoal do singular (EU, caso o relatório seja individual) ou na primeira do plural (NÓS, caso o relatório seja em grupo).
Faça um resumo do que foi executado, entremeado com as informações coletadas (dados), para medidas utilize 2 ou 3 algarismos significativos e suas grandezas.
Os dados são apresentados mais organizados se colocados em tabelas e gráficos.
Faça uma comparação lógica dos resultados medidos com os calculados.
Para resultados discrepantes aponte causas de erros.
Faças os desenhos dos circuitos com seus respectivos componentes e grandezas.
Obs.: caso tenha mais de uma experiência na mesma aula, coloque os procedimentos e resultados separados.
* Respostas às questões do experimento (Quando houver)
* Conclusão
A conclusão é a sobre a aula e a aprendizagem e não sobre cada experiência, tendo como objetivo as informações teóricas e práticas; não utilizar termos pessoais como “eu medir”, “nós ligamos” e etc...
Destaque os resultados, utilize tabelas e gráficos para melhor avaliação.
* Bibliografia
sexta-feira, 4 de novembro de 2011
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